Bem-vindo à Diu Mirena!

  • Inicio
  • Blog
  • Entenda como é feito o processo de troca do DIU

Entenda como é feito o processo de troca do DIU

images

30/01/2023

O DIU é um método contraceptivo de longa duração que vem sendo optado por grande parte das mulheres, sua duração varia dependendo do modelo, podendo ser de 3, 5 ou até 10 anos. 

Quando termina esse período de eficácia, muitas mulheres têm dúvidas em como funciona o processo de retirada e de troca. A retirada costuma ser bem simples e no próprio consultório, ela é feita pelo fio que é deixado para fora da cavidade uterina durante a inserção, ao longo desse processo, algumas mulheres podem sentir uma leve dor ou desconforto e também é possível que haja um pequeno sangramento após a retirada.

A troca pode ser realizada no mesmo dia, a paciente retira o DIU e na mesma consulta, insere um novo DIU, não sendo necessário aguardar uma nova menstruação e ficar desprotegida para fazer a nova inserção. A retirada não é mais dolorosa que a inserção e aproximadamente 95% dessas trocas costumam ser realizadas no próprio consultório médico. É sempre importante conversar com o seu médico de confiança para esclarecer todas as suas dúvidas.

Todos os modelos de DIU, os de cobre ou hormonais, têm um ou dois fios presos na sua ponta, a função deles é facilitar a sua remoção, eles são feitos de nylon fino e após a inserção, são cortados, ficando apenas 2 cm para fora do colo do útero.

Quando é feito o processo de inserção, em alguns poucos casos, pode acontecer do fio ter sido cortado muito curto e, por isso, não estar visível. E quando isso acontece, quando o fio do DIU some, o que fazer?

Neste caso existem três possibilidades:

1. A mais comum é que o fio tenha se deslocado para dentro do canal cervical ou da cavidade uterina, isso pode acontecer porque o útero tem contrações durante o ato sexual, exercendo uma força de sucção para dentro.

2. Outra possibilidade é que tenha havido perfuração uterina e que o DIU esteja na cavidade abdominal, isso pode ser comprovado ou não através de um exame de ultrassom. 

3. Por fim, existe a raríssima possibilidade do DIU ter sido expelido sem que a mulher tenha reparado.

No caso desses fios que não estão visíveis, com os DIUs dentro da cavidade uterina, que é a grande maioria dos casos, na hora da remoção é utilizada uma pinça. É um processo que pode ser doloroso, por isso exige habilidade e experiência de um médico de confiança da mulher, para que ele possa também avaliar a necessidade de analgésicos e anestésicos.

O DIU é um dispositivo pequeno e flexível, que apresenta diversas vantagens, como sua alta eficácia e poder ser usado por um longo período de tempo. Oferece mais praticidade e conforto, melhor custo benefício, pode ser utilizado durante a lactação, após a remoção, o retorno à fertilidade é rápido e seu uso não interfere na relação sexual.

Consulte um médico ginecologista da sua confiança para saber qual é o melhor modelo de DIU para o seu caso e proporcione mais liberdade e segurança para a sua vida.

Sugestões para você

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba novidades.